quarta-feira, 30 de março de 2011

SIMONE

Simone Bittencourt de Oliveira, conhecida simplesmente como Simone. Jogadora profissional de basquete, chegou a ser convocada duas vezes para a Seleção Brasileira de Basquetebol, mas devido a duas entorses foi cortada antes do embarque e na segunda, durante o campeonato mundial de 1971, ficou no banco de reservas.
Sua trajetória artística começa na década de 70, quando a amiga e professora de violão, Elodir Barontini  a convida para um jantar,onde Simone conhece o gerente de marketing da gravadora Odeon, Moacir Machado, o Môa que a convidou  para um teste e a contrata por 4 anos.

Antes de se tornar conhecida do público brasileiro, participou de uma turnê internacional em 1973  organizada por aquele que se tornaria um dos grandes incentivadores, Hermínio Bello de Carvalho.

Na década de 80 O grande sucesso da canção "Começar de Novo", tema de abertura do seriado Malu Mulher e uma das primeiras canções feministas da música brasileira. O ano de 1982 foi marcado por grandes recordes de público, como na temporada de nove apresentações no Ginásio do Ibirapuera, em 3 semanas seguidas, com cerca de 15 mil pessoas, por noite.

A primeira cantora a interpretar "Caminhando" depois da liberação da censura, seria também, aos trinta e dois anos, a primeira cantora a lotar sozinha um estádio, o Maracanãzinho, em 1981, com o espetáculo Amar, superlotou também o Mineirinho e o ginásio da Pampulha.

Na década de 90, lançou o Cd 25 de Dezembro, exclusivamente com canções natalinas, e obteve a maior vendagem da carreira, mais de 1,5 cópias vendidas em apenas um mês e meio.

A presença no palco é caracterizada  pelo traje branco, altura incomum e porte atlético e o gesto de abrir os braços no formato de uma cruz.Simone encerra os espetáculos, distribuindo flores, rosas brancas, para o público.

Marcada por um acentuado sotaque baiano, que o tempo nunca apagou, e um exclusivíssimo timbre metálico de mezzo-soprano, a voz revela-se também por uma leve rouquidão com viés romântico.

Em 1978, ganhou do amigo Bituca, Milton Nascimento, a composição que se tornou seu apelido,  Cigarra. O pedido por uma canção com o tema de cigarra, Simone afirma ter sido surpreendida por uma voz que repetiu 3 vezes a palavra cigarra direcionando-se a ela e de maneira inusitada. A letra faz alusão à famosa fábula de Esopo, A Cigarra e a Formiga. 

Acompanhe detalhes no site da cantora www.simone.art.br 


PS: Particularmente postar dados dessa cantora está sendo uma honra, por ser minha cantora favorita. Tive a oportunidade de conhecer Simone de pertinho quando trabalhei no Aeroporto e ela gentilmente me cedeu uma foto cartão de seu mais recente trabalho autografado.

Aqui a música que mais gosto de ouvir."Sangrando" de Gonzaguinha





 

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG