terça-feira, 29 de março de 2011

GAL COSTA

Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa.
Gal estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé. Participou do I Festival Internacional da Canção, em 1966, interpretando a canção Minha Senhora.

 Em 1968 participou do disco Tropicália. Lançou o primeiro disco solo, em 1969 e não parou mais. Desde 2009 Gal Costa anda reclusa para se dedicar ao filho que adotou.

Acompanhe detalhes da artista no site www.galcosta.com.br e no Twitter @gal_costa

MARIA BETHÂNIA

Maria Bethânia Viana Teles Veloso, mais conhecida como Maria Bethânia.

Seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção famosa, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba, um sucesso na voz de Nélson Gonçalves.


 Maria Bethânia tornou-se uma das principais intérpretes da música brasileira é terceira artista feminina em vendagem de discos na história do Brasil. Revolucionou a forma de se fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas Fernando Pessoa.

Recentemente Bethânia  se viu em meio a uma polêmica, por lhe haver sido concedida a quantia de R$ 1,3 milhão, pelo Ministério da Cultura, através da #LeiRouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991- é a lei que institui politicas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.)

Mais detalhes no site www.mariabethania.com.br

GILBERTO GIL

Gilberto Passos Gil Moreira, Gilberto Gil, formado em administração de empresas. Conheceu Caetano Veloso, Maria Bethania, Gal Costa e Tom Zé nos tempos de faculdade e realiza a 1ª apresentação na inauguração do Teatro Vila Velha com o show "Nós por exemplo"

Nas décadas de 60 e 70 foi preso junto com Caetano Veloso.

Já nos anos 80 participa de várias atividade e em 1989 entra na política elegendo-se vereador em Salvador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 1990, filia-se ao Partido Verde (PV), como membro da Comissão Nacional Executiva.
Em 2003, quando o Presidente Luís Inácio Lula da Silva tomou posse, nomeou-o para o cargo de Ministro da Cultura, nomeação que originou severas críticas de personalidades como Paulo Autran e Marco Nanini.

Permaneceu no cargo de Ministro por cinco anos e meio e depois voltou a dedicar-se com maior exclusividade à sua vida artística.

Detalhes no site www.gilbertogil.com.br  e no Twitter @gilbertogil



CAETANO VELOSO

Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou Caetano Veloso. Iniciou a carreira interpretando canções de bossa nova, sob influência de João Gilberto. Foi lançado no cenário musical nacional por sua írmã "Maria Bethânia"

Participou do 3º Festival de Música Popular Brasileira(TV Record, outubro de 1967),com Gilberto Gil. Era o início do Tropicalismo, movimento que representou um grande efervescência na MPB.

Confundido como um militante de esquerda ganhou a inimizade do regime militar instituído no Brasil em 1964 a 1985.Com isso suas canções eram frequentemente censuradas. Em dezembro de 1968 foram presos, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas. Foram soltos em fevereiro de 1969  e no mesmo ano partiu para o exílio na Inglaterra.

Em 1972, Caetano Veloso retorna definitivamente ao Brasil retomando os trabalhos com a Tropicália e depois com os Doces Bárbaros ao lado de Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. 

A obra do artista é imensa, acompanhe todos os detalhes no site www.caetanoveloso.com.br

WAGNER MOURA

Wagner Maniçoba de Moura, jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia. Investiu na carreira de ator quando seguiu com a peça "A Máquina" para o Rio de Janeiro junto com seus amigos Lázaro Ramos e Vladimir Brichta.

No cinema começou com os curtas "Pop Killer" e "Rádio Gogó". Seu primeiro longa foi "Sabor da Paixão",onde fazia uma pequena participação.

Foi convidado a participar do filme "Carandirú". E com  o filme "Tropa de Elite" foi reconhecido imensamente por público e crítica como um dos grandes nomes da sua geração de atores e escolhido pela RG Vogue o Homem do Ano.

Em 2009 com os amigos de longa data e conhecidos dos tempos de faculdade retomou as atividades com a  banda Sua Mãe e grava em 2010 um CD. 

Confira detalhes no blog www.oficialwagnermoura.blogspot.com


LÁZARO RAMOS

Luís Lázaro Sacramento Ramos, mais conhecido por Lázaro Ramos o ator foi revelado no Bando de Teatro Olodum. Participou de mais de 14 espetáculos, com sucesso de público e crítica com a peça A máquina, de João Falcão, que estourou no eixo Rio-SP e levou o ator a trocar Salvador pelo Rio de Janeiro.

Em 2007, com a novela "Cobras & Lagartos" com o personagem "Foguinho" foi indicado ao Emmy.

Em 2009 foi nomeado embaixador do UNICEF e foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes.

Acompanhe detalhes no blog www.oficiallazaroramos.blogspot.com

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG