sexta-feira, 25 de março de 2011

PARQUE PITUAÇÚ

O Parque Metropolitano de Pituaçu, foi criado por decreto estadual em 1973 é a maior reserva ecológica da cidade.

Em 2006, foram plantados no entorno da lagoa, exemplares de pau-brasil, aroeira, pau-pombo, jenipapeiro, cajá, mangaba, cedro e ipês roxo e amarelo, visando a repor a área da mata perdida.

Está situado na orla marítima, com 425 hectares de área e um cinturão de Mata Atlântica, compondo o parque e  a lagoa de mesmo nome. No Parque diversas atividades culturais são realizadas, se destaca a exposições de livros.


SOLAR DO UNHÃO

Um engenho de açúcar à beira-mar. Embora esteja situado em área urbana, o conjunto arquitetônico que compõe o Solar do Unhão era, no século XVII, um complexo do mesmo tipo dos engenhos encontrados na zona da mata com casa grande, capela e senzala. A propriedade pertencia a Pedro de Unhão Castelo Branco, que residiu no solar a partir de 1690, e deixou de herança o nome de um dos mais belos cartões postais de Salvador.
 
O Solar do Unhão, foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia(MAM). Após restauração com a arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. 

Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto. À beira-mar encontram-se obras contemporâneas de  Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Mário Cravo Júnior, Mestre Didi, Sante Scaldaferri, Siron Franco, Tati Moreno e Vauluizo Bezerra. Carybé foi o autor do gradil que cerca o espaço e também assina o projeto de um painel de concreto, localizado na parte final do jardim e do portal de entrada. A estrutura em ferro representa o Sol e estilizações do acarajé.


Solar da Música  
Todos os fins de tardes de sábado o Solar do Unhão recebe acordes de Jazz. Um espetáculo promovido por músicos locais, que atrai centenas de pessoas, entre turistas e soteropolitanos.

Acompanhe no site www.mam.ba.gov.br e no Twitter @MAM_BA


PITTY LEONE

Priscila Novaes Leone, ou simplesmente Pitty.Ela cresceu em meio ao cenário de bandas baianas independentes, com as quais participou de rodas de shows em um bar de Salvador. Um dia, entrou na roda cantando "Smells Like Teen Spirit" Participou da banda Shes e da banda Inkoma. da banda Nirvana e desde então decidiu investir na área musical.

PRÊMIOS
Pitty levou vários prêmios no MTV Video Music Brasil, da MTV Brasil, entre eles, duas vezes artista do ano, ganhou o prêmio de clipe do ano, show do ano, três vezes seguidas como vocalista da banda dos sonhos e muitos outros. Pitty ganhou aproximadamente 51 prêmios ao longo dos seus 7anos de carreira, um recorde.


Acompanhe detalhes no site www.pitty.com.br e no Twitter @pittyleone

TEATRO CASTRO ALVES

 Atendendo uma reivindicação da classe artística baiana, foi encaminhado à Assembléia Legislativa da Bahia o Projeto de Lei n.º 432 propondo a criação do Teatro Castro Alves em 2 de julho de 1948. 
 O Teatro Castro Alves, homenageia o "Poeta dos Escravos", possui momentos de grandes espetáculos e tragédias, como os dois incêndios que motivaram sua reforma.

Em1957 as obras foram iniciadas, pela construtora Noberto Odebrecht, e entregue oficialmente  ao governo  com inauguração prevista para o dia 14 de julho de 1958, porém 05 dias antes o teatro sofreu um trágico incêndio, que destruiu toda a parte eletro-mecânica da maior e melhor casa de espetáculo do Brasil na época.

Com a trajédia o teatro ficou fechado por 09 anos sendo inaugurado no março de 1967 e contou com a presença do Presidente Castelo Branco e do governador Lomanto Júnior.

Em 1989, depois de concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia com a participação do Afoxé Filhos de Gandhy, o Teatro fechou para reforma, sendo reinaugurado em julho de 1993.

Compõem o complexo cultural do TCA a Sala Principal, Sala do Coro e a Concha Acústica.

A Sala Principal do TCA foi inaugurada como espaço cênico em julho de 1978 e abriga confortavelmente 1.554 espectadores, beneficiados por um sofisticado projeto acústico, cujo detalhamento incluiu até mesmo o material usado na fabricação das poltronas e do carpete. A platéia não tem "ponto morto", isto é, a visibilidade do palco é perfeita de qualquer ponto.
Além disso, a Sala conta com uma grade de programação que inclui espetáculos de dança, música, teatro e ópera.

A Sala do Coro vem contribuindo com o desenvolvimento do teatro local a casa  abriga espetáculos de profissionais reconhecidos e está atenta a incentivar novos artistas.

Entregue ao público em em , como parte do "Complexo Cultural Teatro Castro Alves", a Concha Acústica desenvolveu algumas atividades antes mesmo do teatro ser inaugurado. Após algumas reformas, a última realizada em Dezembro de 1997, mantive a forma de semi-arena ao ar livre. O palco e a parte plana superior da platéia foram cobertos por uma lona especial tensionada, fixada numa estrutura metálica. Assim, o equipamento permite a realização de shows mesmo em período chuvoso. Além disso, foram disponibilizados seis camarotes, com capacidade para 120 pessoas no total.

Visite o site do TCA www.tca.ba.gov.br

DIQUE DO TORORÓ

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por ser o único manancial natural em toda a cidade de Salvador, possui uma lagoa de 110 mil metros quadrados. Espaço imperdível para os amantes do esporte, conta com pista de cooper, raias para a prática do remo, decks para a pesca, piers para pequenas embarcações, equipamentos de esportes e ginástica, playgrounds, além do Centro de Atividades e da Praça de Eventos. 

O centro possui restaurantes e estacionamento com 150 vagas, enquanto a praça tem um palco flutuante para a realização de shows e espetáculos. No meio da lagoa, esculturas de diversos Orixás complementam a beleza da região.

A lagoa é delimitada pelo bairro do Tororó em sua margem esquerda, pelo  Engenho Velho de Brotas em sua margem direita, ao Norte, pelo Estádio Octávio Mangabeira, conhecido por Fonte Nova(demolido para reforma) e ao Sul, pelo bairro do Garcia. É margeada pelas av. Presidente Costa e Silva e Vasco da Gama, e ao Sul convergem para a av. Centenário e o Vale dos Barris.

A noite a visão é de uma beleza única. Inclua no seu passeio a Salvador uma visita ao Dique do Tororó.

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG