quinta-feira, 24 de março de 2011

ILHA DE MARÉ



Ilha de Maré A  população vive da pesca, da pequena agricultura familiar e por ser próximo de Salvador, muitos trabalham na ilha e retornam para os bairros de Periperi, Paripe, Plataforma e Ribeira, assim como outros trabalham no Porto de Aratu.

A travessia é feita em barcos ou lanchas, movidas a diesel e a depender do porte, podem transportar até 150 pessoas. As embarcações têm como ponto de partida o Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe.
 
  Venha conhecer esse paraíso natural


AEROPORTO DE SALVADOR

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães é o 5º mais movimentado aeroporto do Brasil e o 15° da América Latina em movimento de passageiros e é o mais movimentado do Nordeste.

O aeroporto foi fundado em 1925 e reconstruído completamente em 1941. Em 1955, o aeroporto mudou seu nome para Dois de Julho, e em 1998, para o nome atual. Em 2000, passou por uma reforma, se tornando um dos mais modernos Aeroportos do Brasil.

O Aeroporto está situado numa área de  7 milhões m², entre dunas e vegetação nativa. O acesso viário do aeroporto, conta com um corredor de 800 metros cercado de bambus. Uma vez em solo baiano você já se depara com esse  lindo cartão postal.

 




CARANGUEJO DE SERGIPE

Caranguejo de Sergipe é a opção perfeita para saborear o melhor caranguejo da cidade confirmado duas vezes pela revista Veja.


Com sede na Pituba, Barra e Sauípe o Caranguejo de Sergipe oferece o que há de melhor da culinária baiana.

Acompanhe no site www.caranguejodesergipe.com.br  

  71 - 3248-3331


YACHT CLUBE DA BAHIA

O Yacht Clube da Bahia foi criado inicialmente para fazer barcos. O clube sempre foi voltado para os sócios e por isso aperfeiçoou a vocação para a vela, a natação e a pesca. 

Ao longo dos anos, o YCB passou por inúmeras reformas e para comemorar as novas acomodações o clube contou com artistas como Wilson Simonal e convidados. Nos meses seguintes, Elis Regina, Chico Buarque e Maria Bethania.

O Yacht Clube da Bahia, passa a ser um dos únicos clubes baianos que resistiriam ao tempo e não se renderam às dívidas. Em 2009 com parcerias de destaque para promover eventos inéditos na Bahia, a exemplo do I Rally Náutico da Bahia (Bahia Marina e Revista Náutica), Yacht Summer Fashion e o Festival Gastronômico/ Musical, assim como inúmeras competições de vela, de nível nacional e internacional.

Acompanhe mais detalhes no site www.icb.com.br

CRUZ CAÍDA & MEMORIAL DA BAIANA

O monumento da Cruz Caída é uma obra do artista plástico "Mário Cravo", erguida em homenagem à antiga Igreja da Sé. A catedral foi demolida em 1933 para a construção de uma passagem de bondes para o Terminal da Sé(na Praça da Sé).
 
O local é alvo de uma das mais belas vistas da cidade especialmente ao pôr-do-sol.

Ao lado da praça da  "Cruz Caída" fica o "Memorial das Baianas". O local tem um conjunto de espaços expositivos e de documentação com a finalidade de situar a tradição, a história e demais temas agregados ao ofício, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC) como Patrimônio Cultural do Brasil.

Dia da Baiana do Acarajé: 25/11

MOQUECA DE PEIXE

Moqueca de Peixe. O peixe deve estar cortado em postas(Vermelho, Pescada Amarela, Badejo etc)

Lave o peixe com limão. Em seguida machuque alho com sal para temperar.

Arrume o peixe na vasilha que vai ao fogo e acrescente cebolas fatiadas em rodelas, pimentão, tomate, coentro picado, azeite doce, leite de côco e azeite de dendê. Pimenta a gosto

CARURÚ

O caruru é um prato típico da culinária baiana, originalmente africano, acompanhado por  arroz branco, moquecas(peixe,marisco, camarão, etc) ximxim de frango, salada de bacalhau, frigideira(marisco, bacalhau etc).

Essa maravilhosa culinária você encontra nos melhores restaurante de Salvador.

INGREDIENTES: 
Quiabo cortado em pedaços bem pequenos, azeite de dendê, cebola, camarão seco, castanha de cajú torrada, amendoin torrado.
NO LIQUIDIFICADOR:
Cebola grande, camarão seco sem cabeça, amendoim torrado, castanha de caju torrada, tomates batidos sem semente no liquidificador,coentro picado, e sal  a gosto.
Adicione o tempero batido no liquidificador  junto ao quiabo já cortado, quando estiver quase cozido adicionar o azeite de dendê.

Dica:Yemanjá, Ki-Mukeka

       Frigideira de Bacalhau                                                             
                                                                                                                          

ACARAJÉ OU ABARÁ


Acarajé é uma especialidade gastronómica da culinária afro-brasileira. Na dúvida em escolher qual comer, aconselho a comer os dois. O acarajé tem similaridade com o abará, difere-se apenas na maneira de cozer. O acarajé é frito, ao passo que o abará é cozido no vapor.

O preparo da massa tanto do acarajé quanto do abará é a mesma. É feito com feijão fradinho, que deve ser quebrado em um moinho em pedaços grandes e colocado de molho na água para soltar a casca. Após retirada toda a casca, passa-se novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescentam-se cebola ralada, um pouco de sal, e dendê. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira, e deve ser cozido no vapor em banho-maria. É servido na própria folha.

O recheio de camarão é feito com azeite de dendê,  cebolas picadas, alho a gosto, camarão defumado sem casca e cheiro-verde refogados por 10 a 15 minutos. É possível acrescentar tomate e coentro.

Em alguns "tabuleiros"(local onde a baiana coloca os recheios para servir o acarajé e o abará) é servido o caruru. Os demais recheios são:pimenta, vatapá, camarão, salada.

Vindo à Bahia não deixe de provar essa delícia bem quentinho.

Indicação de local
1.Em Itapuã ou no Rio Vermelho feito pela  baiana  "CIRA" a  mais famosa da Bahia.
2.Na Pituba(Av.Manoel Dias da Silva) do lado da Loja Insinuante com "Gegê"
3.Na porta do Shopping Barra "Acarajé do Gregório"
4.Na Paralela em baixo da passarela da Faculdade UNIFACS.
5.Na Pituba(caminhos das árvores) perto da faculdade, na Rua das Espatódias.O preço é melhor ainda por ter muito estudante.



SAMBA MARIA

Criada em 2008, levando sempre o samba de raiz a banda deu origem após um encontro entre uma roda e outra de samba numa reunião de amigas.

O Samba Maria gravou seu 1º "CD ao vivo" no "Armazém de Vilas do Atlântico" com participação da Banda "Paparico"e do cantor Tonho Matéria que prersenteou a banda com a música "Batuqueiro de lata"

 PAPO DE MARIA


BALAKBAK

Acompanhe mais detalhes no site www.sambamaria.com.br e no Twitter @sambamaria acompanhe também as integrantes da Samba Maria @rolmagalhaes @julimaluk, @mila_Sam @zinha_bass @janocamaria @ceciliasumaia e @lilabrasileiro
   
 71 8626-1312

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG