terça-feira, 22 de março de 2011

GASTRONOMIA

O RESTAURANTE YEMANJÁ está Localizado na Av. Otávio Mangabeira, no Jardim Armação.

Considerada como um dos melhores restaurantes da gastronomia baiana, a casa tem suas mesas disputadas por soteropolitanos e visitantes que chegam em ônibus de excursão. 

A razão do êxito está na cozinha, lá é preparado a casquinha de siri, as moquecas feitas com postas de "Robalo" ou "Pescada" acompanhadas de arroz, farofa de dendê e pirão. É servido também bebidas como o vinho, drinks, etc. Tudo isso de se comer rezando.
 








Acompanhe mais detalhes no site www.restauranteyemanja.com.br


IGREJA DO BONFIM

A IGREJA DO BONFIM é um templo católico, está localizada na Sagrada Colina, na península de Itapagipe. É lá que são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim. A Igreja do Bonfim é o maior centro da fé católica, e ainda daquelas que, pelo sincretismo, têm no local o ponto máximo da religião. 

Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó, essa típica igreja colonial portuguesa possui duas torres sineiras laterais. A Igreja do Bonfim chama a atenção por suas dimensões e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada.

A imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi trazida em razão de uma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, que, durante forte tempestade prometeu que se sobrevivesse traria para o Brasil a imagem de sua devoção.

Em 1923, por razão das comemorações pela Independência da Bahia, foi composto o Hino ao Senhor do Bonfim, de autoria do poeta Arthur de Salles e João Antônio Wanderley. Este hino tornou-se muito popular na Bahia.

 *Foto @Adriana_LoveSJ
O portão de entrada da Igreja do Bonfim,  está todo decorado com fitinhas do Senhor do Bonfim em função do devotismo dos fiéis.

PRAÇA VINICIUS DE MORAES - ITAPUÃ

A Praça Vinicius de Moraes, está localizada na rua Carlos Drummond de Andrade, bairro de Itapuãpróximo ao Farol. Lá foi construida a famosa estátua em tamanho real do saudoso poeta e compositor.

O autor da obra é o artista plástico de Rio das Contas (interior da Bahia) Juarez Paraíso. A praça serve, pela beleza que lhe é conferida, como fonte de inspiração e lazer para a população baiana.

FAROL DE ITAPUÃ

Localizado no bairro de Itapuã a torre troncónica em ferro fundido com 21 metros (69 ft), fixado sobre uma base de concreto e ligada à praia por uma ponte de concreto. O farol está pintado com barras horizontais brancas e vermelhas.

O farol emite um relâmpago branco a cada 6 segundos, com um alcance de 15 milha náuticas (28 km).

FAROL DA BARRA

Está localizado na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio, em Salvador.

Torre troncónica em alvenaria com lanterna e galeria, 22 metros de altura e pintada com bandas preta e brancas.

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.

Em 1937 o sistema de iluminação foi substituído por luz elétrica, comemorando-se o primeiro centenário do farol a 2 de Dezembro de 1939. Atualmente o farol encontra-se consagrado como um dos ícones da capital baiana, inspirando artistas e poetas.

PELOURINHO

Localizada em seu Centro Histórico, que possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) preservado e integrante do Patrimônio Histórico da UNESCO.

O nome Pelourinho se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia era principalmente usado para castigar escravos.

A partir dos anos 60, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de atividades econômicas para outras regiões da capital baiana, o que tranformou a região do Centro Histórico em um antro de prostituição e marginalidade.

A partir dos anos 90 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.

PRAIA DE AMARALINA

*Foto de @Adriana_LoveSJ
A praia de Amaralina inicia-se após o Quartel de Amaralina, e possui uma pequena praia privada.

Em algumas épocas do ano, a praia reveste-se de um tapete de algas onde o cheiro do azeite de dendê (onde são fritados os acarajés) e das algas deixem esta parte da orla com um odor característico. A praia se encontra a cerca de 9km do centro, banhada pelo Oceano Atlântico.                                                                                                            

 Vista do Clube do Quartel de Amaralina
 










                                                                           

LAGOA DO ABAETÉ

A Lagoa do Abaeté está localizada no centro da Área de Proteção Ambiental do Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté.

Lagoa de mistérios e encantos, muitas lendas surgiram em torno das águas escuras dessa massa de água doce cercada pelas alvíssimas areias de imensas dunas.

Tendo sua água doce, sustentada por nascentes que surgem no meio das dunas - e não pelo represamento da chuva, como um dia se acreditou, o  Abaeté era usado por lavadeiras que, em suas margens, ajudaram a manter vivas muitas das tradições ancestrais que enriquecem a cultura de Salvador.


ELEVADOR LACERDA

Localizado na Praça Cayru no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa.

O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, seja, 28 mil pessoas por dia ao custo de 0,15 centavos de real por passageiro, num percurso de 30 segundos.

Vindo a Bahia não deixe de visitar esse cartão postal da cidade do alto a vista dá para a Baía de Todos os Santos.

SALVADOR - BAHIA

Salvador vista do alto 
*Foto de @Adriana_LoveSJ direto de Manaus para Salvador

Fundada em 29 de Março de 1549 com ordens do Rei de Portugal, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 3.574.804 habitantes(IBGE/2010), sendo a 3ª cidade mais populosa do Nordeste, e a 7ª mais populosa do Brasil.

Salvador está entre as cidades mais ensolaradas do mundo, sendo o clima ideal para os seus 50 quilômetros de praias, distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, banhadas pelas águnas do oceano Atlêntico e da Baia de Todos os Santos. 


O clima é tropical predominantemente quente. Chega a extremos de 15 °C no inverno e a 38 °C no verão. A brisa oriunda do Oceano Atlântico deixa agradável a temperatura da cidade mesmo nos dias mais quentes. Os bairros litorâneos, fora da Baía de Todos os Santos, como a Pituba, Praia do Flamengo, recebem fortes ventos, vindos do mar.

Conhecida como a capital da alegria,a mistura de raças, credos e cores formou uma cultura singular. Estando na capital baiana não deixe de fazer uma visita ao Centro Histórico, Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Mercado Modelo, Igreja do Bonfim, Forte de São Marcelo, Lagoa do Abaeté, além claro das praias que toma toda a orla são 50 km, que vai do Porto da Barra a Stella Maris.

O maior atrativo da cidade é o Carnaval, considerado pelo(Guinness Book, em 2004) como a maior festa popular do mundo.

Salvador é sede de importantes empresas regionais, nacionais e internacionais. Empresa como a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, RJ, SP e diversos países do mundo. Além de sediar eventos, organizações e instituições, como a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina e a brasileira que mais melhorou nos últimos dois anos e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

A religião predominante é a católica, com suas  365 igrejas, uma para cada dia do ano, além do sincretismo religioso, onde o catolicismo convive junto ao candomblé.
A cidade é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo internacional, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura segundo a EMTURSA.
Venha conhecer a Bahia!!


Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG