domingo, 13 de março de 2011

AXE MUSIC

O Axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980, durante as manifestações populares do carnaval de Salvador.

O termo Axé Music é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Só que nem toda música baiana é Axé.

A palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Foi anexada à palavra da língua inglesa music pelo jornalista "Hagamenon Brito".

As origens do axé estão na década de 1950, quando Dodô e Osmar começam a tocar o frevo pernambucano em rudimentares guitarras elétricas (batizadas de guitarras baianas) em cima de uma Fobica (um Ford 1929). Nascia o trio elétrico, atração do carnaval baiano que Caetano Veloso chamou a atenção em 1968 na canção "Atrás do Trio Elétrico"
Uma nova geração de estrelas aparecia para o Brasil: Lazzo, Banda Reflexus, Sarajane, Cid Guerreiro (do Ilariê, gravado por Xuxa), Chiclete com Banana, Banda Cheiro de Amor com Márcia Freire e Margareth Menezes, à primeira a engatilhar carreira internacional, com a bênção do líder da banda americana de rock Talking Heads, David Byrne

Pouco tempo depois, o "Olodum" estaria sendo convidado pelo cantor e compositor americano "Paul Simon" para gravar participação no disco "The Rhythm of The Saints". 

Brown criou a Timbalada e paralelo a isso lancou 2 discos solos. Desenvolveu um trabalho social e cultural de alta relevância entre a população da comunidade carente do Candeal, com a criação do espaço cultural Candyall Guetho Square.

Site de pesquisa: wikipedia


LAURINHA

Fez parte da axé music emplacou o hit "Pipoca Louca", nos anos 90, e levou seu swing para a Europa em uma turnê. Mudou-se para a Espanha, onde permaneceu por vários anos.
                                             "Pipoca Louca"

LUIZ CALDAS

Falar de Axé Music é falar de Luiz Caldas que foi quem abriu às portas para essa explosão musical. Suas canções embalaram novelas como "Tieta" e deu a Luiz Caldas projeção nacional e internacional.

Particularmente, das muitas músicas de Luiz Caldas,  separo  este aqui:
   

Acompanhe o Rei da "Axé Music" no site www.luizcaldas.com.br  e no Twitter @luizcpcaldas
 
 

SARAJANE

Sarajane, uma das pioneiras da Axé music, seu primeiro grande sucesso, 'A roda' em seguida 'Vale', 'Venha me amar'..etc
Atualmente coordena uma "Organização Não-Governamental" na capital baiana que promove a integração das crianças com atividades artísticas. 
A Associação Criança na Arte Sarajane ("Acasa").

                                                        "A RODA"

CARLINHOS BROWN

Carlinhos Brown, cantor, compositor, percurssionista, produtor etc. Foi iniciado na música através do "Mestre Pintado do Bongô". Seus primeiros instrumentos, que marcariam toda sua carreira e estilo musical, foram os de percussão.

Projetou-se nacional e internacionalmente como líder do grupo Timbalada, grupo que reune mais de 100 percussionistas e cantores, chamados de timbaleiros.

Dentre os vários projetos, foi com o Museu du Ritmo, que  Brown arrendou o casarão do antigo Mercado do Ouro, no bairro do Comércio, em Salvador, com o objetivo de transformá-lo em um centro cultural e um museu de artes. 

A obra do cacique Brown é grande, acompanhe mais detalhes no site www.carlinhosbrown.com.br e no Twitter @carlinhosbrown 

TIMBALADA

A banda surgiu em 1993, e uma das principais marcas da banda são os corpos pintados.

Em 2007 após várias mudanças nos vocais é a vez de Denny assumir o comando e recentemente ser coroado pelo mestre Carlinhos Bronw como o Príncipe da Timbalada. 

Acompanhe mais detalhes no site da banda www.timbalada.com e no Twitter @TIMBALADA_TWT

BANDA MOINHO

Em 2004, Emanuelle Araujo foi para o Rio de Janiero estudar cinema e então  lançou o projeto musical denominado "Moinho da Bahia" convidou a percussionista Lan Lan, Toni Costa para tocarem juntos e formarem a Banda Moinho

Acompanhe a Banda Moinho no Twitter @moinhooficial





ALEXANDRE PEIXE

Alexandre Peixe começou como compositor e várias de suas músicas estoraram na voz de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Águia etc

Acesse o site do cantor www.alexandrepeixe.com.br e siga o artista no Twitter @AlexandrePeixe
 



.

MARGARETH MENEZES

Maga começou como atriz mais à música falou mais alto e em 1987 recebeu o convite de "Djallma Oliveira" para participar da gravação do Single  "Faraó". A partir daí, Maga não parou mais e a cada ano emplaca novos sucessos. 

Acompanhe à carreira da cantora no site www.margarethmenezes.com.br e no Twitter @MagaAfroPop



BANDA NEGRA COR

A Banda Negra Cor foi criada em outubro de 2005, é liderada pelo vocalista Adelmo Casé.  

Baixe o mais novo CD Eletroafrodescendente
*Foto do Site

REDES SOCIAIS NEGRA COR
  Twitter 

PRISCILLA FREIRE

PRISCILLA FREIRE

Ela nasceu no Paraná, já morou em algumas cidades do Brasil, mais escolheu à Bahia como moradia.

Foi vocalista de algumas bandas sendo a Banda Kondendê à última. Priscilla Freire segue na carreira solo.

Converse com a loira que é sempre muito gentil, doce e educada no Twitter @PriscillaFreire

BANDA VOA DOIS

A Banda "Voa Dois" é formada pelos vocalistas Fredd Moura e Katê.

 
Acompanhe no site www.voadois.com.br e no Twitter @voadois

CARLA CRISTINA

Carla Cristina começou a cantar com 12 anos de idade em bares de Salvador. Apareceu nacionalmenta a frente da banda de percussão feminina "AS MENINAS" e ganhou o mundo.

Em 2004, Carla Cristina parte para carreira solo. Mais em 2007, é convidada a assumir os vocais da reformulação na "Banda Tribahia". Em 2009 reassume sua carreira solo até os dias atuais.

Acompanhe todos os detalhes no site da cantora www.carlacristina.com.br no Twitter @carlachristyna e aproveite para curtir suas músicas no site www.palcomp3.com/carlacristina


Wikipedia

Resultados da pesquisa

Aprenda que..

Como um Golfinho

Visitantes

Visualizações

VOCÊ NO BLOG